Nildete Sampaio é uma professora que por mais de 40 anos lesionou na rede pública de ensino para crianças da região de Coutos. Ao longo deste período, Nildete percebeu a grande dificuldade enfrentada pelos alunos e seus familiares, que estavam frequentemente expostos à violência e a pobreza extrema.

Decidida a transformar a realidade de vida dessas crianças, Nildete abriu as portas da sua casa para fundar a Creche Escola Mãe Nildete, um projeto social que desde abril de 2001 oferece educação, alimentação, amor e carinho às crianças da comunidade.

Mãe Nildete

A Creche

Por anos a creche funcionou dentro da casa de Nildete. Em 2014, a instituição recebeu a doação de um terreno próximo para que fosse construída a sua sede. Após 4 anos de obras com a ajuda de voluntários e doações, o prédio foi levantado.

Em 2018, o Caldeirão do Huck, programa transmitido pela rede Globo, finalizou através do quadro "Um por todos e todos por um" as obras de acabamento do edifício e a compra de materiais novos para a instituição.

Hoje a creche conta com uma excelente estrutura para a realização de atividades e a alimentação adequada das crianças que frequentam o local, porém a instituição ainda carece de doações para manter as atividades funcionando e a compra de mantimentos para as crianças.

Nossas Atividades

O projeto atende 130 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 16 anos contribuindo para a formação da cidadania e a da autoestima. As atividades foram escolhidas após a realização de uma análise onde se percebeu a necessidade de trabalhar as lacunas da comunidade como a cultura, o esporte, a socialização e a conscientização étnica, proporcionando aos participantes um lugar seguro, estruturado, de aprendizagem e de manutenção das necessidades básicas.

Educação Infantil

A Creche Escola Mãe Nildete desenvolve atividades educacionais de pré-alfabetização para crianças de 0 a 5 anos. Essas atividades tem como objetivo incentivar o desenvolvimento familiar.​

Recreação

As crianças de 6 a 14 anos participal de atividades recreativas que, além de propor uma atividade de lazer que evita que crianças ociosas sejam vítimas da violência, a recreação ainda estimula a imaginação, o raciocínio e até aprender a seguir regras.

As atividades permitem que a criança entenda o mundo e se interesse pelo conhecimento, expressando suas ideias. Também torna mais fácil demonstrar sentimentos, lidar com desafios e frustrações, aprender a esperar sua vez e a compartilhar e socializar com os colegas.

Alimentação Adequada

A Creche Escola Mãe Nildete oferece para mais de 70 crianças 4 refeições diárias, de domingo a domingo: café da manhã, merenda, almoço e janta.

A alimentação garante a nutrição e o crescimento saudável dessas crianças, trazendo uma solução a fome em que são submetidos devido a pobreza.

Cuidados com a Higiene e Saúde

Os alunos da creche são estimulados a realizar atividades de higiene pessoal como tomar banho, escovar os dentes, trocar de roupa, etc.

Além disso, as crianças recebem atendimento de médicos voluntários que realizam o acompanhamento de sua saúde.

Futsal

Considerando o interesse das crianças e dos adolescentes pela atividade, a Creche oferece o futsal através de um método recreativo, ensinando os fundamentos técnicos de maneira descontraída e ao mesmo tempo realizando atividades competitivas e desafiadoras que tornam a prática do esporte o mais próximo de um jogo real.

Capoeira

Nas oficinas de capoeira, os alunos são envolvidos em atividades lúdicas baseadas na história cultural e política de uma das mais importantes manifestações culturais do país. Durante as aulas de capoeira, as crianças são estimulados a aprenderem os instrumentos utilizados na prática: berimbau, pandeiro e atabaque.

Através das técnicas da Capoeira é possível desenvolver as habilidades, o respeito, a confiança, a disciplina, a atenção, o domínio motor, físicos cognitivos e a independência dos alunos.

Música

As oficinas de música abordam a forma de expressão humana através do canto coral e da música Instrumental através do violão, explorando elementos como ritmo, a percepção auditiva, a escala, as notas, a conscientização do trabalho em grupo, a concentração, a musicalidade, os variados estilos musicais, entre outros.

O ritmo e a percepção auditiva são desenvolvidos através de exercícios que pratiquem o ritmo através de jogos, bandas rítmicas e melodias exploradas no canto e no violão.

Também são promovidas  apresentações do coral e do instrumento violão em datas especiais como forma de incentivo e celebração das crianças e adolescentes com seus familiares.

 

Nos ajude a transformar realidades

Para manter todas as atividades acontecendo é preciso realizar a compra de materiais escolares, de limpeza e de higiene pessoal. Além disso, é necessário o pagamento das taxas de manutenção da creche. Uma pequena contribuição mensal pode ser o que faltava para garantir todas as ferramentas fundamentais para a transformação da realidade de uma criança.

(71) 3217-5061

[email protected]

 

R. Santo Antônio, 28 E

Alto de Coutos, Salvador - BA